5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia

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5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia

Ansiedade é um estado que está associado à apreensão, ao medo, à inquietação e ao sofrimento. Muitas vezes, esse estado ocorre porque a pessoa sofre antecipadamente com fatos que ainda acontecerão e se preocupa excessivamente. A ansiedade é considerada um distúrbio que afeta o equilíbrio emocional e mental, já que traz estados de angústia, tristeza, sensação de sufocamento e, ainda, desencadeia estresse físico e/ou mental.

Atualmente, a ansiedade é considerada o “mal do século” e acomete seriamente o estado de saúde de pessoas de todo o mundo. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Brasil já é o segundo país do mundo com maiores índices do distúrbio. Uma em cada quatro pessoas no mundo já sofreu de ansiedade pelo menos alguma vez na vida, segundo dados da Associação Mundial de Psiquiatria.

A presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta), Michelle Vieira, explica que “a ansiedade é a percepção de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento; é um mecanismo de proteção e de defesa do organismo. O que irá caracterizar os transtornos é a presença de um nível de ansiedade capaz de gerar prejuízos em alguma esfera da vida da pessoa”.

Para evitar que a ansiedade passe de um estado natural e vire um distúrbio ou mesmo para evitar que o distúrbio já existente se agrave, existem hábitos que podem ser adotados para ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia. Neste artigo vamos apresentar 5 maneiras de diminuir a ansiedade no dia a dia! Acompanhe com a gente!

Expansão da Consciência: uma nova forma de ser e de viver

Consciência é sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender alguns aspectos ou mesmo a totalidade de seu mundo interior. Ao expandir a consciência, a pessoa tem condição de se autoconhecer e de compreender melhor seus sentimentos e emoções.

A idealizadora e mentora espiritual do Instituto Luz Diamante, Laura Baeta, diz que: “quando você está consciente o tempo inteiro, você deixa de estar fora e fica em você! Fica íntegro, com a sabedoria de todo o seu potencial!”. Assim, quanto mais consciente, mais a pessoa passa a se concentrar no momento do agora e para de se preocupar com o futuro ou mesmo de reviver internamente momentos passados.

O processo de expansão da consciência alivia a ansiedade e ajuda o Ser a se descobrir. Para expandir a consciência, existem várias técnicas que podem ser feitas, e a meditação é um exemplo. Laura Baeta conduz trabalhos individuais, em consultórioe em grupo, como workshops, com esse objetivo.

Meditação: alívio para a mente, equilíbrio para o corpo e para as emoções

A meditação pode ser compreendida como “intensa concentração da mente, voltada ao centro, ao meio (meditar vem de meio); pensar com grande concentração de espírito, exercício espiritual que prepara para a contemplação.”

Portanto, a meditação consiste em aprender a controlar e tranquilizar a mente, ou seja, em “ditar” uma ação à mente.
A partir desse aprendizado é possível incluir mais paz, tranquilidade e bons pensamentos e, dessa maneira, naturalmente a ansiedade começa a ser tratada, controlada e evitada. Apenas 3 a 5 minutos diários fazem toda a diferença!

Mindfulness: foco no aqui e no agora

O Mindfulness é uma prática originária do Budismo e data de mais de 3.000 mil anos. A palavra, ao ser traduzida, pode ter alguns significados: atenção plena, mente aberta, consciência total. A prática do Mindfulness consiste numa série de exercícios meditativos e psicoeducativos que têm a intenção de ajudar a pessoa a se atentar conscientemente na experiência do momento presente.

Ao manter o foco no momento do agora, a mente passa a ter maior capacidade de concentração e tranquilidade. Os pensamentos são menos compulsivos e, a mente, menos agitada. Consequentemente, reduz-se o estado de ansiedade. Uma prática de apenas 3 minutos no dia já pode trazer inúmeros benefícios.

Aromaterapia: cheiros que acalmam

A Aromaterapia é uma ciência que estuda o efeito terapêutico dos óleos essenciais no organismo. Os óleos essenciais são conjuntos de constituintes químicos produzidos pelo metabolismo da planta aromática da qual ele foi retirado. Um óleo essencial pode ter até 450 constituintes químicos terapeuticamente eficazes.

Entre os efeitos, existem óleos que atuam como ansiolíticos, ou seja, reduzindo a ansiedade. O óleo essencial de lavanda é famoso por seu grande potencial ansiolítico.

Duas grandes pesquisas na Alemanha com mais de 800 pessoas comprovaram isso. O Cientista Siegfried Kasper ministrou o óleo essencial de Lavanda Francesa durante 10 semanas para pessoas com ansiedade crônica. Metade dos voluntários utilizaram 4 gotas do óleo essencial de lavanda por dia durante 10 semanas. O outro grupo usou Lorazepam (medicamento)! E, adivinha? O grupo que utilizou a aromaterapia teve um resultado tão eficaz quanto o outro, mas sem os efeitos colaterais de letargia (estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo) e sonolência. Muito bom, não é mesmo?

Para aproveitar todo o potencial do óleo essencial de Lavanda, veja algumas dicas de uso:

  • Pingar 1 a 3 gotas do óleo essencial de Lavanda na palma das mãos e respirar profundamente durante alguns minutos;
  • Pingar 5 a 15 gotas nos difusores elétricos;
  • Pingar 3 a 5 gotas nos difusores pessoais (colares aromáticos).

O uso dos aromas é fácil e prático e pode ser feito diariamente.

Yoga: alinhando corpo e mente

Yoga é uma palavra em sânscrito: “yuj”significa “unir ou integrar”. A prática serve para ajudar a integrar “corpo e mente” com grande harmonia. Para promover essa integração, a prática conta com três pilares:

  • Técnicas de respiração, chamada de pranayamas;
  • Posturas corporais, conhecidas como ásanas;
  • Meditação: técnica de interiorização e autoconhecimento.

A prática de Yoga ajuda a prevenir distúrbios psicológicos, pois torna a mente mais calma e diminui a incidência de pensamentos negativos. Com o controle da mente e o autoconhecimento, é possível prevenir distúrbios como ansiedade e, ainda, é possível reduzir tensões que possam ter acumulado no corpo devido à ansiedade. Os benefícios da yoga podem ser conquistados com práticas semanais, com frequência de uma a duas vezes por semana.

A ansiedade é um distúrbio sério que acomete milhões de pessoas no mundo. Essa alta incidência está relacionada a um estilo de vida agitado, ao excesso de pressão no trabalho, ao excesso de preocupações e de um desalinhamento entre pensamento, sentimento e emoção. Existem várias formas naturais que são eficazes para o controle da ansiedade.

Aqui no Instituto Luz Diamante, em Belo Horizonte, oferecemos essas e muitas outras técnicas para ajudar você a vencer a ansiedade!

E aí, já escolheu o que vai praticar? Tem dúvidas ou deseja compartilhar sua experiência com a gente? Então, escreva nos comentários!

2016-10-19T20:33:40+00:00 julho 19th, 2016|0 Comments