6 Dicas de como expandir a consciência

//6 Dicas de como expandir a consciência

6 Dicas de como expandir a consciência

Chega um momento na vida em que a gente se cansa de ficar envolvido no ciclo de conflitos internos, tanto a nível de sentimentos e emoções quanto a nível de pensamento. Se não nos cuidarmos, surgem inúmeros pensamentos a todo momento e, a maioria deles, muitas vezes, negativos. Logo, sentimentos densos como raiva, culpa, tristeza e arrependimento começam a tomar conta e fica “insustentável” conviver dentro da gente mesmo e com os outros. A sensação que dá é que, às vezes, a vida vai ficando difícil  e complicada demais.  Para descomplicar e sair dessa confusão interna, é preciso começar a despertar e expandir a consciência.

Consciência? É, isso mesmo! Já vimos em um outro artigo aqui do nosso blog o conceito desta palavra: um sentimento ou reconhecimento, um estado de ciência de alguém que sabe como agir utilizando a totalidade de seu mundo interior.

A consciência é a ferramenta mais útil e eficiente para nos ajudar a alinhar pensamentos e sentimentos, ou seja, harmonizar e conectar mente e coração, para levar a vida de uma maneira mais fluida e feliz. Por isso, preparamos 6 dicas especiais para você expandir sua consciência e aplicá-la no seu dia a dia! Confira!

Preste atenção em sua reação diante das emoções

Pare para pensar um pouquinho no seguinte: como você anda reagindo no dia a dia diante das situações e relacionamentos? Com calma ou  estresse? Com amor ou raiva, impaciência e intolerância?

As emoções nos dizem muito sobre como anda nosso estado energético/espiritual. À medida que conseguimos vivê-las sem muito envolvimento, ganhamos mais poder sobre nós mesmos. Vamos exemplificar: se me sinto com raiva, devo viver aquela raiva no momento ou fazer algo para solucioná-la. Remoer a raiva ou postergá-la não nos ajuda em nada! Então, o melhor a fazer é conseguir acolher essa raiva, compreender o porquê ela se manifestou e deixá-la ir, sem se apegar ao sentimento ou à ocasião que a gerou. Cada experiência e cada sentimento nos ensinam algo, portanto, aprenda a lição e “deixe ir”! Esse processo gera uma sensação de liberdade maravilhosa! Experimente e verá! Viver as emoções sem se envolver é realmente libertador! Pratique! Desapegue!

Siga com afinco esses 4 pilares:  não justificar, não julgar, não comparar, não competir.

Uau, INTENSO, né? Acaba que, conscientemente ou inconscientemente, a gente julga, justifica, compara e compete intensamente. Pense por alguns instantes e reflita:

  • Você deu alguma justificativa hoje? Ela era necessária?
  • Você se julgou ou julgou alguém hoje?
  • Fez comparações? Com qual intenção?
  • Agiu ou falou algo na tentativa de parecer melhor que alguém?

Vamos a alguns exemplos práticos para você aplicar: se alguém apontar-lhe um defeito ou erro, antes de se justificar, pense melhor. Tentar se justificar e se defender, muitas vezes, trata-se uma reação do ego. Se for necessário se defender por uma questão de autoestima e de amor-próprio, defenda-se com amor e fale com a verdade da sua sabedoria divina, sem tentar ofender ou ser melhor que o outro. Se seu ímpeto for dizer-lhe: “eu fiz isso porque fulano fez aquilo” ou “eu fiz isso, mas fulano fez pior, fez isso e aquilo outro”, pare e pense. Justificar-se usando o outro ou algo como comparação é algo puramente do ego e demostra seu desequilíbrio. Não caia nessa! Lembre-se, também, que competições que geram raiva, tristeza e estresse são atitudes do ego , portanto, são mais densas, sem consciência. Evite-as!

Existe o fato e existe o julgamento. Saiba diferenciar. Exemplo de fato: “existe fome no mundo! ”. Julgamento: “existe fome no mundo porque a sociedade é cruel, o homem é mau. ” Viu a diferença? Fato é fato! Julgamento associa-se ao ego e bate nas crenças limitantes!

Laura Baeta, idealizadora do Luz Diamante, nos lembra que seguir esses pilares é desafiador, a gente sabe, mas, com  persistência, a prática trará muito mais leveza de pensamento e de sentimento e, obviamente, mais consciência.

Meditação: um caminho direto para a expansão da consciência

A meditação ajuda muito! Muito mesmo! Com a meditação, você reserva um espaço para entrar em conexão consigo mesmo. Você sai da mente racional, do ego e consegue entrar em contato com o seu coração, com sua intuição e com a sua verdade.

Existem vários tipos de meditação, confira algumas dicas:

Caso você queira aprender a meditar ou de fator praticar, o Luz Diamante tem meditação toda quinta-feira, às 19h, para você! É um encontro aberto ao público e gratuito. Vem meditar com a gente!

Aromaterapia: equilíbrio para emoções, interiorização e equilíbrio energético

Para equilibrar as emoções, auxiliar na interiorização e na meditação, harmonizar os chakras e poder contar com a expressão de seus aspectos positivos, utilize óleos essenciais. Esses óleos são extraídos de plantas, derivados de um composto altamente concentrado, capaz de trazer a força e os benefícios terapêuticos das plantas. Por serem fruto de uma extração intensa, carregam a energia da planta e possuem alto padrão vibracional.

Além disso, os óleos atuam no sistema límbico (região do cérebro responsável pelo controle das emoções), ajudando a equilibrar as emoções e a afastar sentimentos ruins como raiva e tristeza, por exemplo. De forma sutil, trabalham a energia dos chakras e do nosso campo energético, ou seja, da nossa aura. Lembrando que os chakras são rodas de energia que se conectam diretamente com a nossa aura e a nossa alma.

No Luz Diamante você encontra vários óleos essenciais que irão o(a) ajudar a se expandir!

Afaste-se de energias densas

Existem algumas coisas que nos prendem ao nosso ego e nos deixam inconscientes. Nossa dica é que você evite essas coisas, como por exemplo: notícias ruins, programas e filmes violentos. Afinal, essas coisas nutrem a competição, o julgamento, a raiva, o medo. Uma alimentação muito cheia de toxinas também nos torna mais densos e fica mais difícil  realizar a conexão interior. Busque uma alimentação leve e afaste-se de emoções e pensamentos tóxicos (raiva, medo, dor, culpa). Tudo isso não faz bem a você e só o (a) afasta de você mesmo(a)!

Viva no agora: o presente é o que há de mais verdadeiro

Ficar no passado ou no futuro não o(a) leva a lugar algum! O passado já foi e o futuro ainda está sendo moldado. O único momento que você tem chama-se AGORA! Então, a melhor opção, novamente, é que você se desapegue. Deixe ir as coisas do passado para o seu próprio bem, perdoe e siga em frente. Viva cada momento ao máximo, cada segundo de vida é valioso, não o desperdice com lamentos ou preocupações. Então, agradeça o que já passou, confie que o melhor virá e “se joga” de braços abertos ao momento presente!

Expandir a consciência pode, às vezes, ser um grande desafio. Precisamos quebrar padrões, abandonar crenças, ter maturidade e inteligência para lidar com as emoções, ter controle da mente e dos pensamentos e adotar hábitos mais saudáveis e positivos. Desejamos que você tenha resiliência e força para seguir neste caminho. E lembre-se que o Luz Diamante é um instituo de promoção de bem-estar e consciência. Temos sempre atividades para ajudar você!

Fique ligado(a) em nossas redes sociais e por dentro das novidades!

2016-10-19T20:33:40+00:00 julho 1st, 2016|2 Comments
  • Juliana Salles

    Fantástico <3

  • MARIA ROSANEA CARDOSO DE LIMA

    Olá, boa tarde!
    Estou encantada com as informações.
    Grata.