Mais antiga que a humanidade e mais simples do que possa parecer, a meditação é uma prática que pode ser muito eficiente para aliviar o estresse e outros males do dia a dia da vida moderna. Muitos povos utilizaram e ainda utilizam essa prática para diversos fins, então, que tal compreender o seu significado? Vamos ver algumas definições:

“Intensa concentração da mente, voltada ao centro, ao meio (meditar vem de meio); pensar com grande concentração de espírito, exercício espiritual que prepara para a contemplação, hábito de pensar.”

Portanto, a meditação consiste em aprender a controlar e tranquilizar a mente, ou seja, em “ditar” uma ação à mente. Com esse aprendizado é possível  incluir mais paz, tranquilidade e bons pensamentos às nossas agitadas mentes sendo, assim, um grande passo em direção ao alívio do estresse que se inicia.

Que tal aprender algumas maneiras de realizar essa prática?

Meditação instantânea: para fazer a toda hora ou e em qualquer lugar

Ter um momento para sentar, respirar, relaxar e se concentrar para uma meditação perfeita é um momento único e maravilhoso! Caso você tenha um tempinho, o templo do Luz Diamante está sempre à disposição! De segunda à sexta das 9h às 18h, você pode meditar aqui e todas às quintas, às 19h, tem meditação conduzida! É gratuito e aberto ao público!

Só que sabemos que nem sempre isso possível. Em meio à agitação diária, é preciso praticidade e rapidez. Portanto, as meditações momentâneas são ideais. Basta parar o que se está fazendo por pelo menos um minuto ou alguns segundos, fechar os olhos (se possível) e inspirar e expirar profundamente. Lembrando que respirar é a chave do sucesso, isso acalma corpo e mente! Durante esse pequeno período, ignore os pensamentos que vierem à mente e foque em relaxar. Para entender melhor, veja os vídeos abaixo:

 

 

Meditação com mantras: para mentes inquietas e muito agitadas

Imagine ficar por alguns instantes livre da confusão mental que muitas vezes sufoca e aprisiona! Os mantras são uma excelente alternativa para as mentes hiperativas. Mantra vem do sânscrito (língua clássica da índia) e significa “controle da mente”; basicamente, é formado  por sílabas ou pequenas palavras em sânscrito que, repetidas consecutivamente, aliviam a mente e trazem estado de paz. Acredita-se que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Existem inúmeros mantras e, cada um, com um significado e uma energia. Basta escolher um deles e cantar ou até mesmo apenas ouvir. Você pode,ainda, utilizar um japamala (espécie de colar parecido com um terço ou rosário. O colar possui 108 pedras e ajuda muito na concentração da prática.

 

 

Visualização e imaginação: uma boa técnica para iniciantes

Imaginar, algo bem fácil para a mente, não é mesmo? Algo que fazemos desde crianças. Essa técnica é muito boa para quem está começando. Consiste em “transportar” a mente à imaginação de cenas e situações calmas, levando o inconsciente a sensações de tranquilidade e leveza que acalmam os pensamentos e todo o corpo. Basta tirar um tempinho, realizar uma respiração bem profunda e se entregar à imaginação. Experimente visualizações bem simples, relaxantes e envolventes:

Jardim Secreto:

Montanha Colorida:

Então, pronto para tirar de vez o estresse da sua vida? Medite, experimente essas diferentes técnicas e conte para a gente como foi! Deixe, também, suas perguntas e seus comentários. É sempre um prazer poder conversar com você! Lembrando que no nosso facebook tem várias novidades de meditações para você!