O Ajnã mais conhecido como chakra frontal ou terceiro olho é quinto chakra dos nossos 7 principais.
Este é o famoso “terceiro olho”, que os hindus destacam através do uso de joias, adesivos ou tatuagens no meio da testa. O Ajnã também representa a dualidade e os dois hemisférios do nosso cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.
Conheça abaixo as principais características desse chakra.
Principais características do chakra frontal
- Localização: entre as sobrancelhas
- Cor: Índigo
- Nome em sânscrito: Ajnã que significa centro de controle
- Glândula relacionada: hipófise, comanda o sistema nervoso parassimpático. A hipófise, também chamada de glândula mestra do organismo, secreta hormônios importantíssimos como a adenoipófise, gonadotrofinas (hormônios sexuais), TSH(tireoestimulante), ACTH(ativador das suprarrenais), hormônio do crescimento, ADH(antidiurético) e oxitocina. Esta glândula governa também a memória, a sabedoria, a inteligência e o pensamento.
- Cor: azul índigo
- Mantra: OM (clique aqui para ouvir o mantra)
- Elemento: ar
- Pedra: ametista
- Óleos essenciais: Olíbano e mirra
Propósito x desafio
Do ponto de vista da espiritualidade, cada chakra possui um propósito e desafios que devemos vencer em nossa jornada de vida.
- Principal propósito: focar a mente em um ponto onde a clareza e a paz ocorrem automaticamente.
- Principais desafios: se livrar da ilusão da separação, somos todos uma unidade e estamos conectados ao divino.
Chakra em equilíbrio x em desequilíbrio
- Em equilíbrio: o sentimento natural que ocorre dentro de nossas mentes é a verdade. Tornamo-nos capazes de trazer à mente o ponto da unidade e nos movemos para além da mente racional conflituosa. Experienciamos o conhecimento interno e a intuição, os poderes psíquicos e a clarividência.
- Em desequilíbrio: problemas de concentração, percepção e raciocínio. Há diversas disfunções nesse chakra, como um excesso de pensamentos, deixando a mente muito agitada. Muitas vezes isto ocorre, porque há muitas ideias acumuladas e que não são colocadas em prática. Em geral, os desequilíbrios neste chakra tornam a pessoa desorganizada e com falta de foco. Uma manifestação física de desarmonia neste chakra é a sinusite, que é a somatização dessa congestão mental. Este é o famoso “terceiro olho”, que os hindus destacam através do uso de joias, adesivos ou tatuagens no meio da testa. O Ajnã também representa a dualidade e os dois hemisférios do nosso cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.