O chakra Plexo Solar é o terceiro chakra dos nossos 7 principais.  O Plexo Solar é considerado o “sol” de nosso corpo, o centro energético que traz a sabedoria divina.  Afinal, esse chakra nos ajuda a ter uma forte relação com nosso ser divino, trazendo o empoderamento e a autoconfiança. Por isso, está diretamente relacionado ao nosso poder pessoal, à nossa joia interna.  É também o chakra das emoções.

Conheça mais sobre as características desse chakra abaixo.

Principais características do chakra Plexo Solar

  • Localização: na altura do estômago.
  • Nome em sânscrito: Manipura, que significa “cidades das jóias”
  • Glândula relacionada: pâncreas que secreta enzimas fundamentais para a digestão e faça o controle da glicose no organismo (nossa principal fonte de energia). Metaforicamente, este chakra nos ajuda a “digerir” e lidar com as emoções e com as sensações vindas do ego
  • Cor: amarelo
  • Mantra: RAM (clique aqui para ouvir o mantra)
  • Elemento: fogo
  • Pedra: citrino
  • Óleos essenciais:  gengibre e anis estrelado

Propósito x desafio

Do ponto de vista da espiritualidade, cada chakra possui um propósito e desafios que devemos vencer em nossa jornada de vida.

Principal propósito: fazer sentir o pulso da própria energia e alavancar a fonte do poder pessoal.

Principais desafios: vencer o ego e vencer tudo aquilo que te envergonha, vencer o seu maior desapontamento.

Chakra em equilíbrio x em desequilíbrio

  • Em equilíbrio:  ajuda a ter uma forte relação com nosso ser divino, trazendo o emponderamento e a autoconfiança. É também o chakra das emoções e, quando em harmonia, traz a manifestação dos sentimentos divinos: alegria, bom humor, paz interior, coragem e determinação. 
  • Em desequilíbrio: aparecem manifestações de raiva, medo, stress, angústia, tristeza profunda, dificuldade em relacionamentos e até dores no estômago, problemas de fígado/vesícula e distúrbios intestinais. Quando em desequilíbrio, aparecem manifestações de raiva, medo, stress, angústia, tristeza profunda, dificuldade em relacionamentos e até dores no estômago, problemas de fígado/vesícula e distúrbios intestinais. Quando se tem o Plexo desequilibrado, a pessoa tem um poder pessoal muito ativo, e a atitude torna-se controladora, manipuladora. E quando se tem um plexo solar fraco, o ego também se torna fraco e a assume uma atitude que se torna subserviente, com o objetivo de agradar as pessoas, tentando (até mesmo inconscientemente) manipular as pessoas, porque há um medo delas. Infelizmente, a manipulação ocorre a partir de uma fraqueza, do medo da rejeição.