Ser feliz é realmente o maior desejo e o objetivo da maioria das pessoas, não é mesmo? Alguns passam a vida tentando alcançar a felicidade, mas o ideal e o legal mesmo, é que conseguíssemos ser feliz todos os dias. Contudo, existem muitos fatores que acabam nos afastando de um estado pleno e nos levando à frustração ansiedade, insônia, estresse, tristeza uma grande força antagônica , a depressão força ainda maior , a falta de foco, concentração e produtividade, dentre outros. Para todos esses bloqueios e para muitos outros, há um recurso especial, natural e efetivo: a aromaterapia!

Aromaterapia? O que é isso? A aromaterapia é uma ciência que nasceu em 1920, que consiste em  uma forma de tratamento 100% natural, cientificamente comprovada, não invasivo e de  baixos efeitos colaterais. Ela utiliza os extratos das plantas aromáticas (os óleos essenciais).

E como será que os óleos essenciais ajudam a tratar alguns dos principais fatores que atrapalham a felicidade? Entenda melhor neste passo a passo especial que preparamos para você:

Passo 1: controlando a ansiedade

Ansiedade é, de fato, algo que inibe a alegria e torna a pessoa tensa, cansada e sempre preocupada. Os medicamentos ansiolíticos trazem diversos efeitos coletareis, mas o óleo essencial de lavanda provou ter a mesma eficácia e, o melhor, sem  efeitos colaterais.

aromatologiaDuas grandes pesquisas na Alemanha com mais de 800 pessoas comprovaram isso. O Cientista Siegfried Kasper ministrou o óleo essencial de Lavanda Francesa durante 10 semanas para pessoas com ansiedade crônica. Metade dos voluntários utilizaram 4 gotas do óleo essencial de lavanda por dia durante 10 semanas. O outro grupo usou Lorazepam (medicamento)! E, adivinha? O grupo que utilizou a aromaterapia teve um resultado tão eficaz quanto o outro, mas sem os efeitos colaterais de letargia (estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo) e sonolência. Muito bom, não é mesmo?

Para aproveitar todo o potencial do óleo essencial de Lavanda, veja algumas dicas de uso:

– Pingar 1 a 3 gotas do óleo essencial de Lavanda na palma das mãos e respirar profundamente durante alguns minutos;

– Pingar 5 a 15 gotas nos difusores elétricos;

– Pingar 3 a 5 gotas nos difusores pessoais (colares aromáticos);

Quer conhecer mais sobre aromaterapia na Saúde? Conheça o curso com Fabian Laszlo.

Passo 2: melhorando a qualidade do sono e evitando a insônia

Ao reduzir a ansiedade, o óleo essencial de lavanda proporciona r mais calma para melhorar a qualidade do sono. Além disso, você pode pingar 1 gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro e ter uma noite de sono maravilhosa. Dormir bem é uma excelente forma de acordar bem e ter um dia  proveitoso!

Passo 3: deixando a tristeza e a depressão e resgatando a alegria

Laranja, Mandarina e Bergamota têm aromas cítricos,  de um perfume muito agradável,  que trazem uma sensação de alegria e paz para fluir a vida.

Passo 4: foco e concentração para o dia a dia

Trabalhar, cuidar da família, da casa e, ainda, realizar tantas outras tarefas exige foco, concentração e muita calma! Além das essências cítricas e da essência de lavanda para reduzir a ansiedade , existem óleos essenciais que agem para aumentar a concentração, como o óleo essencial de Alecrim, que induz o aumento de ondas beta (onda cerebral produzida durante o estado de vigília – um ritmo rápido de 13 ou mais ciclos por segundo) na região anterior do cérebro, proporcionando  melhoria na concentração.

Viu só? Em 4 passos a aromaterapia pode resolver várias questões do dia a dia e deixar sua vida fluir e você pode ser ainda mais feliz! Essas são apenas 4 das inúmeras possibilidades de aumento de qualidade de vida e promoção de bem-estar que a aromaterapia pode oferecer!

Quer conhecer mais sobre aromaterapia e bem-estar? Conheça o curso com Fabian Laszlo.