O que é Mindfulness e como isso pode me ajudar no dia a dia?

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O que é Mindfulness e como isso pode me ajudar no dia a dia?

Pensamentos, sentimentos e emoções fazem parte das nossas vidas e são processos que acontecem naturalmente. Um pensamento surge e a partir de então, surge um sentimento que logo pode desencadear uma emoção. Afinal, estes três aspectos definem a maneira como nos sentimos internamente E isto acaba por comandar a maneira como lidamos conosco, com os outros e como vemos o mundo.

Em um mundo cada vez mais agitado e competitivo, não é de se espantar que os pensamentos estejam cada vez mais agitados, os sentimentos confusos e emoções densas estejam prevalecendo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre de estresse, 33% sofre de ansiedade e 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. Isto demonstra que há um desalinhamento e uma dificuldade de muitas pessoas em lidar com os pensamentos, sentimentos e as emoções.

Para ajudar a equilibrar estes fatores, muitos vêm adotando a meditação como solução, e um tipo muito especial de meditação, o Mindfulness. Esta técnica muito especial traz mais consciência, paz e tranquilidade para a vida.  Então, que tal entender melhor esta técnica e ver como ele pode ajudar no dia-a-dia?

Afinal o que é Mindfulness?

O Mindfulness é uma prática originária do Budismo e data de mais de 3.000 mil anos. A palavra ao ser traduzida pode ter alguns significados: atenção plena, mente aberta, consciência total. Apesar de ter sido criador uma religião, a prática de Mindfunlness pode ser feita completamente desvinculada do Budismo, ou seja, como uma verdadeira técnica de meditação e autoconhecimento.

A essência do Mindfulness é o foco, a atenção plena a cada momento. Assim, há um trabalho para ampliar a capacidade mental para que quem o pratica consiga harmonizar os pensamentos e assim alinhar sentimentos e emoções.

A prática do Mindfulness consiste numa série de exercícios meditativos e psicoeducativos que tem a intenção de ajudar a pessoa a se atentar conscientemente na experiência do momento presente. Deve-se observar os pensamentos, sentimentos e emoções que surgem durante a execução das tarefas sem julgamento. A ideia é manter o foco no “aqui e no agora”, evitando que a mente se disperse em problemas, experiências passadas ou preocupações.

Quais são os benefícios para o meu dia-a-dia?

Ao se manter o foco no momento do agora a mente passa a ter maior capacidade de concentração e maior tranquilidade. Os pensamentos são menos compulsivos e a mente menos agitada. Consequentemente, se o reduz estresse, ansiedade, sentimentos de tristeza, depressão, cansaço, fadiga mental e a pessoa consegue ter mais calma internamente. Com isso, há um equilíbrio mental que promove um equilíbrio emocional e consequentemente físico.

Assim, mais alinhada quem pratica o Mindfulness tem a possibilidade de se interiorizar com mais facilidade, alcançando maior autoconhecimento, há uma melhora do raciocínio e memória, aumento da criatividade e redução de tensões. Todos esses benefícios facilitam e tornam mais leve o dia-dia. Atividades como trabalhar, estudar e idealizar se tornam mais fluidas. Além, é claro de facilitar o relacionamento consigo e com os outros.

Como posso praticar?

Com tantos benefícios, dá vontade de já começar, não é mesmo? Então veja algumas dicas:

  1. Cuide de você: é preciso tirar um momento no dia para você se conectar. Reserve pelo menos 3 a 5 minutos e vá aumentando progressivamente.
  2. Escolha um momento calmo e um lugar mais reservado. Sente-se ou deite-se numa posição confortável.
  3. Foque na respiração: inspire e expire e fique atentando-se ao movimento do ar entrando e saindo.
  4. Se vierem pensamentos, deixe-os ir e volte a focar na respiração
  5. Antes de terminar o exercício, relaxe, faça uma inspiração e uma expiração bem profunda, agradeça a você mesmo e encerre.

Existem outros modos de praticar o Mindfulness, você pode fazer os exercícios durante a execução de tarefas comuns do cotidiano como: tomar banho, escovar os dentes, comer e caminhar. Basta ficar com a atenção plena nas sensações, no ritmo das respirações, no seu corpo e nos pensamentos que aparecem.

O Mindfulness é uma prática meditativa muito interessante e que pode nos beneficiar muito, trazendo mais paz, equilíbrio e criatividade para o dia-a-dia. E aí, já quer começar a praticar? Ficou com dúvidas? Então, escreva para gente nos comentários!

E se quiser praticar meditação, toda quinta às 19h, aqui no Instituto Luz Diamante temos práticas gratuitas e abertas ao público! Vem meditar com a gente, vai ser um prazer te receber!

2016-10-19T20:33:40+00:00 julho 26th, 2016|0 Comments