Os benefícios da meditação no trabalho

/Os benefícios da meditação no trabalho

Os benefícios da meditação no trabalho

Atualmente recebemos mais informações até os 7 anos de idade do que um Rei durante toda a sua vida na Idade Média. Não é à toa que vivemos com um turbilhão de pensamentos a cada segundo: do que deixamos de fazer ao que deve ser feito na semana que ainda está por vir.

Essa enxurrada de estímulos que chegam através das redes sociais, tecnologia e mídia contribuem para nossa maior integração com o mundo. É maravilhoso poder se comunicar em tempo real por vídeo com um parente que mora do outro lado do mundo. Entretanto, como qualquer outra coisa, o excesso pode nos prejudicar, causando a ansiedade, estresse e somatizando em doenças físicas.

Devido ao contato digital com outros colegas, amigos e conhecidos, a competição por uma vida mais repleta de significado leva muitos à buscar os fins sem pensar nos meios. A promoção no trabalho pode valer mais do que a saúde. Um casamento sem parceria mútua pode se perpetuar simplesmente pelo status. O contato com o Eu Superior deixa de ser prioridade quando damos mais ouvidos ao mundo externo. Para vencer esses desafios existe uma ferramenta muito eficaz: a meditação. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o blog post de hoje.

O que é a meditação

Muito mais do que passar horas de olhos fechados, fazendo o som do “Om” e limpando os pensamentos indesejados, a meditação é uma prática diária e simples de ser adotada como rotina. Em poucas palavras, um Monge Tibetano simplificou a ideia da meditação como “parar de dar ouvido para seus pensamentos e focar unicamente na respiração”.

Segundo esse Monge, todos nós temos um “macaquinho falante” dentro da nossa cabeça, que grita das coisas mais importantes às mais banais. Esse falatório faz com que nossa atenção e foco fique difuso e sem um direcionamento. Não há uma maneira certa ou exata para calar esse fenômeno – a forma mais simples é através do foco constante na nossa respiração.

Como meditar de forma simples

Um exercício simples é observar a sua respiração durante o seu dia. Quanto mais tenso e ansioso, mais curto fica o ritmo de inspiração e expiração. Usamos somente 30% da capacidade dos nossos pulmões. Para evitar esse mau hábito, que inclusive diminui a oxigenação no cérebro e aumenta o nível de hormônios nocivos à saúde, mantenha uma inspiração e expiração constantes. O Pranayama, prática do Yoga, consiste em traçar padrões em segundos para inspirar, reter, expirar, reter.

Para se concentrar, tente inspirar em 2 segundos, reter o ar nos pulmões por 2 segundos, expirar em 2 segundos e reter os pulmões sem ar pelo mesmo tempo. Se possível, aumente esse intervalo de tempo aos poucos e note como há um relaxamento instantâneo e aumento da concentração.

Por que a meditação contribui no trabalho

Empresas de vários portes e segmentos tem inserido a meditação semanalmente e até diariamente para otimizar a produtividade dos seus colaboradores. O Mindfullness fez grande sucesso por ensinar aos praticantes que o que importa é o momento presente. A atenção plena e total faz com que as atividades sejam executadas com maior presteza e cuidado para evitar correções e tarefas repetitivas.

Além disso, por combater o estresse, a meditação diminui a incidência de atestados de afastamento por questões de saúde. O ambiente executivo fica mais leve e colaborativo, pois cria o hábito de refletir antes de agir, evitando embates entre colegas de trabalho por falha de comunicação.

Quando o colaborador está praticando a atenção plena no “agora”, consegue dar o máximo de si, buscar crescimento e melhoria nas tarefas diárias. Assim, deixa de levar atividades profissionais para casa, aumentando a sua produtividade durante sua jornada. O bem-estar causado pelo reequilíbrio hormonal favorece a motivação e gosto pela carreira.

Não é difícil começar hoje mesmo uma prática de meditação. Após ler esse artigo, tente fazer o Pranayama e observe por quanto tempo consegue manter sua atenção na respiração. Assim, você com certeza pode começar a sua rotina de meditação diária. Conte com o Lux Adamantis para aprofundar no assunto com o clube de meditação. Uma ótima alternativa para quem quer aprender a meditar e tornar a meditação um hábito.

2018-07-11T01:00:26+00:00 junho 26th, 2018|0 Comentários