Acupuntura in company

Início/Serviços/Para sua Empresa/Acupuntura in company
Acupuntura in company 2016-07-25T23:10:57+00:00

Uma grande preocupação dos gestores dentro das corporações é com a produtividade. Em tempos de crise econômica mundial, os líderes sabem a importância de manter suas equipes com altos níveis de rendimento. Porém, existem vários fatores que interferem na produtividade dos colaboradores. O estresse é um deles, que traz impactos negativos para a saúde física e mental dos funcionários, levando ao adoecimento.

E adoecimento é sinal de prejuízo financeiro para um negócio. Um estudo do Institute for Health and Productivity Studies, dos Estados Unidos, comprovou isso. As empresas do país perdem, anualmente, aproximadamente 42 bilhões de reais/ano, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto devido à presença de funcionários doentes, apresentando falta de rendimento nas suas atividades. Também por isso é que muitas empresas estão adotando a qualidade de vida no trabalho como estratégia empresarial.

Nesse post vamos demonstrar como a acupuntura pode melhorar a produtividade da equipe, promover bem-estar corporativo e trazer grande retorno à empresa.

Afinal, o que é acupuntura?

A palavra “acupuntura” vem do latim, da conjunção dos termos “acus”, que significa agulha, e de “punctura”, que denota perfuração. As agulhas são colocadas em pontos específicos, localizados nos chamados meridianos, que são canais de energia conectados aos órgãos vitais (rim, coração, intestinos) e, nesstes canais, percorre a energia ou Qi (escrito também como Chi ou Ki). Quando os pontos são estimulados, eles ajudam a reequilibrar a energia do corpo e dos órgãos.

Do ponto de vista biomédico ocidental, o estímulo acupuntural promove a produção de substâncias neurotransmissoras que atuam na modulação da dor e ajudam a equilibrar também o humor e as emoções. Antes de colocar as agulhas, o profissional acupunturista precisa fazer uma anamnese, ou seja, precisa analisar e conhecer o estado de saúde do paciente, segundo a medicina chinesa, além de identificar os desequilíbrios e as necessidades do indivíduo. .

Acupuntura in company: promovendo saúde e bem-estar corporativos

Como vimos, colaboradores com a saúde fragilizada podem acabar adoecendo, faltando no trabalho e se afastando, gerando enormes prejuízos para a empresa, interferindo na cadeia produtiva e sobrecarregando a equipe. A acupuntura consegue ajudar a tratar uma série de doenças, distúrbios e incômodos que, em geral, afetam a saúde, a motivação e a satisfação dos funcionários:

  • Dores osteomusculares em geral, tendinites, bursites, LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), fibromialgia, dores crônicas pós-cirúrgicas, artrite reumatoide, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias;
  • Bronquite, sinusite, rinite e infecção de vias aéreas superiores (agudas e crônicas);
  • Hipertensão arterial, hipotensão postural, arritmias supraventriculares, telangectasia (microvarizes) de membros inferiores;
  • Dispepsias (má digestão, como a azia), gastrites e úlceras;
  • Diminuição de memória, falta de concentração;
  • Sensação de fadiga, ou seja, cansaço extremo.

Além dessas condições, a acupuntura ajuda a tratar o estresse, mal que já afeta 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, ainda, outros distúrbios psicológicos que podem estar relacionados ao estresse e também afetam, em muito, o colaborador e sua produtividade, como: ansiedade, nervosismo, mal humor e depressão.

Os benefícios gerais para o colaborador são:

  • Complementação e auxílio no tratamento das doenças citadas acima;
  • Ganho em bem-estar físico e emocional;
  • Aumento de ânimo e disposição;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Promoção do equilíbrio do sistema energético e do organismo;
  • Ajuda no controle da mente e dos sentimentos;
  • Alívio de dores fortes, agudas ou crônicas;
  • Aumento da motivação e da produtividade.

Mais saúde, mais satisfação, maior produtividade

As grandes corporações já sabem: funcionário feliz produz mais e melhor. Satisfação e produtividade são grandezas diretamente proporcionais. Quanto mais satisfeito, mais empenhado o funcionário se torna. A satisfação traz a motivação e a disposição necessárias para que o colaborador fique focado em alcançar suas metas e objetivos.

As ações de qualidade de vida como as sessões de acupuntura, por exemplo, são grandes promotoras de satisfação no ambiente de trabalho. Os colaboradores sentem-se cuidados e cientes de que a empresa se importa com eles, criando, assim, um vínculo muito positivo que atrai produtividade, retém talentos e diminui o turnover.

Investir em qualidade de vida: estratégia para o sucesso da empresa

Maior produtividade traz importante diferencial para a empresa, melhorando a qualidade dos serviços e produtos prestados que, consequentemente, aumentarão alucratividade, já que os colaboradores produzem mais e melhor.

Cyntia Montgomery, professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, centro de ensino mais conceituado do mundo no setor, afirma que investir em pessoas é uma das fontes de investimento mais importantes para que uma empresa seja bem-sucedida.

O consultor e analista de Estudos do Great Place to Work Brasil, Bruno Mendonça, demonstra isso, e diz : “Hoje, investir em questões de qualidade de vida vale muito mais do que em remuneração e benefícios. Em geral, são ações bem menos custosas para as empresas, e que dão muito mais resultado em relação a engajamento dos funcionários e atração e retenção de talentos”.  

Os fatos e reflexões acima mostram como a qualidade de vida ajuda a aumentar a produtividade e traz outros benefícios importantes para que a empresa se destaque no mercado e alcance bons níveis de lucratividade.

Pudemos perceber que a acupuntura é uma técnica muito abrangente, que proporciona benefícios para o corpo, para a mente e para o equilíbrio emocional. Assim, o colaborador fica mais saudável, disposto e motivado a produzir mais e melhor para a empresa. Que tal levar todo esse bem-estar e qualidade de vida para seus colaboradores? Adote esta estratégia de sucesso para elevar ao máximo o rendimento de sua equipe! Que tal agendar uma conversa com o Luz Diamante e levar a acupuntura para a sua empresa?

Solicite um agendamento por aqui agora mesmo ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 2512-0625! Estamos em Belo horizonte e temos profissionais de excelência em acupuntura para atender você e a sua empresa!