Acupuntura 2016-10-19T20:33:39+00:00

Estresse, ansiedade, depressão, dores musculares, cólicas, tensão pré-menstrual, asma, rinite e dor de cabeça são exemplos de alguns problemas de saúde que incomodam muito, não é mesmo? Esses distúrbios nos tiram do sério, comprometem o desempenho no trabalho, trazem impactos negativos sobre o humor e, muitas vezes, impactam nas atividades diárias e nos relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.

Ainda bem que esses e muitos outros problemas podem ser resolvidos com uma técnica muito eficaz: a acupuntura! Acupuntura? Sim! Uma prática da medicina tradicional chinesa que utiliza a inserção de finas agulhas (até 10 vezes mais finas que uma agulha de injeção) para estimular pontos específicos no corpo e tratar várias doenças, amenizar sintomas e promover bem-estar! Em Belo horizonte já temos vários profissionais e muitas pessoas adeptas e se beneficiando das maravilhas que a acupuntura proporciona! Vamos te explicar aqui como essa técnica funciona e como você pode se beneficiar! Confira logo mais!

Como funciona a acupuntura?

A palavra acupuntura vem do latim, da conjunção dos termos “acus”, que significa agulha e de “punctura”, que denota perfuração. As agulhas são colocadas em pontos específicos, localizados nos chamados meridianos, que são canais de energia conectados aos órgãos vitais (rim, coração, intestinos) e, nestes canais, percorre a energia ou Qi (escrito também como Chi ou Ki). Quando os pontos são estimulados, eles ajudam a reequilibrar a energia do corpo e dos órgãos.

E para quem não gosta de agulhas, a acupuntura traz soluções. Existem também técnicas de acupuntura que não necessitam da inserção de agulhas. Há a acupuntura a laser que é eficiente e indolor, o uso de ventosas, de mocha e haihua (um aparelho eletromagnético).

Do ponto de vista biomédico ocidental, o estímulo acupuntural promove a produção de substâncias neurotrasmissoras que atuam na modulação da dor e ajudam a equilibrar também o humor e as emoções.

Antes de colocar as agulhas, o profissional acupunturista precisa fazer uma anamnese, ou seja, precisa analisar e conhecer o estado de saúde do paciente, segundo a medicina chinesa, além de identificar os desequilíbrios e as necessidades do indivíduo.

Há a realização de um diagnóstico? Como é feito?

Avalia-se a cor, umidade, mobilidade e saburra (camada esbranquiçada que aparece na parte superior da língua).  Associa regiões da língua aos diversos meridianos energéticos.

língua
É sentido nas artérias radiais direita e esquerda, em três posições e em três profundidades para avaliar como a energia está fluindo pelo corpo. São mais de 29 classificações do pulso e verifica-se alterações físicas e emocionais com essa análise.

Os órgãos internos do corpo na acupuntura são classificados em cinco categorias, de acordo com os “Cinco Elementos”: água, terra, madeira, fogo e metal. Os elementos se inter-relacionam e são interdependentes. A Medicina Tradicional Chinesa considera que se houver desequilíbrio em um dos elementos, todo o corpo fica prejudicado e aparecem distúrbios, mal-estar e doenças. De acordo com as características físicas e psicológicas, cada pessoa possui um elemento mais ou menos predominante.

Quais são as indicações?

Estresse, ansiedade, depressão, dores musculares, cólicas, tensão pré-menstrual, asma, rinite e dor de cabeça, além de outras circunstâncias como:

  • Dores ósteomusculares em geral, paralisia facial, tendinites, bursites, LER/DORT, fibromialgia, dores crônicas pós-cirúrgicas, artrite reumatoide, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias;
  • Impotência sexual, cólica renal, alterações do ciclo menstrual e distúrbios menstruais (alterações do ciclo, hemorragias, amenorréia, dismenorréia), alterações benignas da mama, miomas, dor pélvica crônica, leucorréias (corrimentos) persistentes;
  • Náuseas e vômitos na gravidez, parto prematuro;
  • Bronquite, infecção de vias aéreas superiores (agudas e crônicas);
  • Hipertensão arterial, hipotensão postural, arritmias supraventriculares, telangectasia (microvarizes) de membros inferiores;
  • Dispepsias (má digestão), esofagite de refluxo, coadjuvante em úlcera péptica e gastrite, coadjuvante em diarreias agudas e crônicas, hepatites, cólica biliar;
  • Hipertiroidismo, hipotireoidismo;
  • Diminuição de memória, falta de concentração.

Quais são os benefícios?

  • Complementa e auxilia o tratamento das doenças citadas acima;
  • Ganho em bem-estar físico e emocional;
  • Aumento de ânimo e disposição;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Promove o equilíbrio do sistema energético e do organismo;
  • Ajuda a controlar a mente e os sentimentos;
  • Alivia dores fortes, agudas ou crônicas.
Jonas Baeta
Jonas BaetaDiretor Holístico / Acupunturista
Mestre em Fisiologia pela UFMG, pós-graduado em Acupuntura, Auriculopuntura e em Nutrição Esportiva.
Agendar um horário

Vamos agendar uma consulta e alcançar o equilíbrio de seu organismo?

A acupuntura é uma técnica muito abrangente, que proporciona benefícios para o corpo, para a mente e para o equilíbrio emocional.
Agendar um horário