Estresse. Provavelmente você já teve, já ouviu falar ou conhece alguém que sofra dessa condição. E não é para menos, afinal, cerca de 90% da população mundial sofre hoje com estresse, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A palavra “estresse” se origina da palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. E na agitação do cotidiano, existem muitas situações que nos pressionam, nos deixam tensos e que, insistentemente, acabam nos tirando a calma.

Em meio a tanta correria e a tanta coisa para fazer, muitas vezes, nos esquecemos de conseguir um momento para apenas relaxar. E se além de relaxar você pudesse também se tratar de uma maneira bem agradável? Seria maravilhoso, não é mesmo?

E é isto que a massoterapia ou “terapia com massagem” nos oferece. Um momento único em meio ao estresse do dia para cuidar do corpo, da mente e da alma! Que tal conhecer mais sobre massagem e como ela pode te ajudar a ter uma vida mais leve? Acompanhe!

Afinal, o que é massagem?

De forma simples, podemos conceituar massagem como compressão metódica do corpo ou de partes do corpo, feita com as mãos ou instrumentos adequados para cumprir finalidades terapêuticas e/ou estéticas.

Na prática, a técnica utiliza a aplicação de força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, aliviar tensões e dores corporais. A origem da palavra massagem é árabe: “mass” denota tocar, manusear, apalpar, e é sugerida também uma derivação do grego “massein”, que significa amassar.

E massoterapia?

A massoterapia agrega os conhecimentos de vários tipos de massagem para tratar a pessoa a nível físico, mental e emocional. O massoterapeuta, muitas vezes, pode ter formação na área da saúde, utilizando seus conhecimentos mais aprofundados, agregando, também, outras técnicas como reiki, aromaterapia, reflexologia, cromaterapia, ventosaterapia, entre outras. Os profissionais do Luz Diamante, aqui em Belo Horizonte, agregam outras técnicas para ajudar a tratar o Ser com a maior eficácia possível.

Quais são os benefícios?

O primeiro benefício que podemos citar é o alívio do estresse. Afinal, a técnica ajuda a relaxar o sistema nervoso por meio do Sistema Nervoso Central (SNC) e promove a liberação de hormônios anti-estresse como o cortisol, ocitocina e endorfina.

Um estudo publicado no “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”, conduzido por Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, demonstrou que a massagem promoveu reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol nos participantes do estudo. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo. Então, outro benefício que podemos citar é a melhora do sistema imunológico.

Podemos citar, ainda, mais alguns, como:

  • Promoção de bem-estar combatendo males como a ansiedade e a depressão;
  • Redução da tensão e dor muscular;
  • Estímulo e otimização da circulação sanguínea e linfática;
  • Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.

Vamos conhecer alguns tipos de massagem que o Luz Diamante oferece para você, aqui em Belo Horizonte.

Massagem Relaxante

A Massagem Relaxante tem como principal objetivo o alívio de tensões e estresse. É executada aplicando movimentos firmes e suaves sobre o corpo, proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio de tensões no pescoço e ombros. Ela traz uma sensação de bem-estar e de muita calma.

Massagem Holística

A palavra holística, vem de “Holus”, que significa total. Esse tipo de massagem busca tratar a pessoa de forma integral, respeitando as “dores” físicas, cuidando do corpo, levando em consideração aspectos emocionais, ou seja, as “dores psicológicas” e, ainda, ajudando a pessoa a se interiorizar e entrar num estado meditativo, promovendo a conexão com sua “alma”. Nessa prática são usadas músicas para ajudar a meditar, óleos essenciais e, até mesmo, técnicas de energização para cuidar do sistema dos chakras e do campo “vibracional” ou eletromagnético.

Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica utiliza-se de várias técnicas para tratar o equilíbrio do corpo, a saúde e o aspecto emocional. Muitas vezes, é aplicada por profissionais formados na área da saúde, como fisioterapeutas que fazem um trabalho mais profundo para tratar problemas no sistema musculoesquelético.

Massagem é realmente uma técnica maravilhosa! O momento da massagem é extremamente agradável e ainda propicia efeitos terapêuticos que realmente trazem inúmeros benefícios para o corpo, mente e alma!

E que tal agendar agora mesmo um atendimento e desfrutar de todo esse relaxamento? Solicite aqui ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 2512-0657‎!