Yoga 2016-10-19T20:33:39+00:00

Conquistar o equilíbrio físico, mental e emocional vem sendo o objetivo de muitas pessoas. Em um mundo cada vez mais agitado e estressante, muitos fatores acabam nos tirando a tranquilidade e nos conduzem ao estresse. Pressões no trabalho, relacionamentos, responsabilidades, cuidados com a família, situação financeira e saúde são alguns exemplos de pilares da nossa vida que podem afetar o equilíbrio e a felicidade.

Nessa busca por equilíbrio, pessoas em todo o mundo encontram bem-estar global praticando Yoga. Essa filosofia indiana milenar é praticada há mais de 5.000 anos no planeta e  traz  benefícios ideais para quem deseja encontrar paz nos “tumultos” do cotidiano. Que tal conhecer mais sobre a Yoga e todos os seus benefícios? Acompanhe!

Como funciona a prática de yoga?

Yoga é uma palavra em sânscrito: “yuj” significa “unir ou integrar”. A prática serve para ajudar a integrar “corpo e mente” com grande harmonia. Para promover essa integração, a prática conta com três pilares:

  • Técnicas de respiração, chamadas de pranayamas;
  • Posturas corporais, conhecidas como ásanas;
  • Meditação: técnica de interiorização e autoconhecimento.

E para quê serve a yoga? Quais são os benefícios?

Como dissemos no começo, a yoga serve para equilibrar os aspectos físico, mental e emocional do ser humano, e também ajuda muito a expandir a conexão espiritual. São muitos os benefícios. Vamos citar os principais:

  • Reduz o estresse: ajuda a relaxar o corpo e a diminuir a agitação mental;
  • Melhora a flexibilidade: as posições do yoga trabalham a musculatura, sua tonicidade e flexibilidade. Os movimentos têm grande amplitude e exigem força muscular;
  • Evita doenças: com o corpo e mente em equilíbrio, os sistemas do corpo passam a funcionar melhor, o sistema imunológico se fortalece e torna-se mais fácil para o corpo combater doenças;
  • Previne distúrbios psicológicos: a prática de yoga torna a mente mais calma e diminui a incidência de pensamentos negativos. Com o controle da mente e o autoconhecimento, é possível prevenir distúrbios como ansiedade e depressão;  
  • Ajuda a regular a pressão arterial;
  • Promove a perda de peso: como há diminuição da ansiedade, pode haver diminuição do apetite e, como se trata de uma prática de exercícios, pode ajudar na redução de peso e na aceleração do metabolismo;
  • Melhora na circulação de energia no corpo: segundo o conhecimento hindu, as posições estimulam os meridianos, que são canais energéticos por onde circula a energia em nosso corpo;
  • Equilibra os chakras: as ásanas, a respiração e a meditação ajudam a harmonizar os chakras. Esses centros energéticos são importantes para realizar a circulação de energia em nosso corpo e para o controle das emoções;
  • Promove o autoconhecimento: a meditação promove a interiorização e, consequentemente, expande a consciência;
  • Abre a conexão espiritual: como há o equilíbrio global, a expansão da consciência e dos chakras, há a abertura da conexão espiritual.  

Existem várias vertentes da prática Yoga. Aqui no Instituto Luz Diamante, em Belo Horizonte, oferecemos duas vertentes muito especiais. As aulas são realizadas em grupo, com instrutoras especializadas nas práticas. Conheça aqui os dois tipos de Yoga que oferecemos:

Kundalini Yoga

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a energia da Kundalini pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados chakras. Segundo a filosofia hindu, Kundalini é uma energia física, de natureza neurológica, concentrada na base da coluna.

A prática é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação), gerando, assim, uma pressão que força a subida da Kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios), ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

A Kundalini Yoga abre  o canal de conexão com a sabedoria interior que traz prosperidade, felicidade e bênçãos. O desbloqueio energético que a prática permite ajuda a expandir a conexão espiritual e a aumentar o contato com a nossa “alma” ou “ser superior”.

Power Yoga

A Power Yoga é uma variação que une a vertente da Astanga (ast = oito) e (anga = partes ou passos) Yoga com a vertente da Hatha Yoga. Hatha: trabalha o Ha = Sol e o Tha = Lua com as asanas, alternando os lados direito (Sol) e esquerdo (Lua), além da coordenação constante dos movimentos com a respiração. Astanga  segue os oito passos: Yama, Niyama, Asana, Pranayana, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi.

A Power Yoga trabalha a mente e o corpo. É uma prática mais dinâmica, no entanto, jamais deixa de fazer o participante se concentrar em si mesmo, na sua mente. Trabalha muito equilíbrio, consciência corporal, meditação, respiração e, devido ao dinamismo dessa prática, também tem como benefício o rejuvenescimento do corpo e o aumento do vigor físico.

Deu para perceber que a Yoga e suas vertentes proporcionam benefícios para integrar e equilibrar corpo e mente! Então, que tal agendar uma aula experimental e começar a praticar?

Solicite um agendamento por aqui agora mesmo ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 2512-0657‎ ! Temos aulas aqui no instituto Luz Diamante, em Belo Horizonte, nos seguintes dias:

Kundalini Yoga

Todas as quartas, das 19h30 às 21h;

Power Yoga

Todas as terças e quintas, das 19h30 às 21h;

Todas as quartas e sextas, das 8h às 9h30.